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“O desenvolvimento na internet nos últimos anos oferece uma oportunidade sem precedentes para ampliar as obras missionárias da Igreja, já que se tornou a principal fonte de informação e de comunicação”. (João Paulo II)
A Igreja se aproveita da internet, que permite às pessoas estabelecer amizade, iniciar um relacionamento e, em alguns casos, até se casarem, para promover também o trabalho pastoral em ambiente virtual.
Papa João Paulo II já havia percebido a eficácia da internet como um instrumento para a facilitação dos trabalhos missionários no século XXI.
“O desenvolvimento na internet nos últimos anos oferece uma oportunidade sem precedentes para ampliar as obras missionárias da Igreja, já que se tornou a principal fonte de informação e de comunicação”. (João Paulo II)
A Igreja se aproveita da internet, que permite às pessoas estabelecer amizade, iniciar um relacionamento e, em alguns casos, até se casarem, para promover também o trabalho pastoral em ambiente virtual.
Papa João Paulo II já havia percebido a eficácia da internet como um instrumento para a facilitação dos trabalhos missionários no século XXI.
Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com
Por intermédio de e-mails, blogs, redes sociais entre outros, essa tecnologia ganha uma notoriedade sobre os demais meios de comunicação.
A internet tem como característica principal o poder de abranger milhares de pessoas, as quais, por sua vez, interagem entre si quase que simultaneamente.
É muito comum, para os usuários dessa ferramenta de comunicação, a transferências de links e arquivos – através da rede de computadores – com conteúdos classificados por eles como relevantes.
Assim, a importância e a eficácia de uma mensagem para uma pessoa é potencializada por milhares de vezes, atingindo alguém que jamais seria conhecida por aquele que disponibilizou tal conteúdo pela primeira vez na rede.
Muitas comunidades e dioceses já se utilizam dessa ferramenta de interação para o contato direto com os internautas.
Por meio de conteúdos com linguagem própria, são disponibilizados aos usuários diversão, doutrina, conteúdo de esclarecimento e outros artigos que possam conduzi-los a uma reflexão.
Mesmo com o avanço de toda essa tecnologia acessível a muitas pessoas, a evangelização não poderá acontecer por si própria.
A internet favorece o ambiente para que missionários desbravem as fronteiras digitais e promovam uma abertura para o acesso direto com aqueles que se encontram “plugados” na rede, buscando informações e conteúdos que venham atender a uma necessidade específica.
Para o trabalho de evangelização nos meios tecnológicos acontecer, cada usuário deverá tornar-se um evangelizador em potencial.
Que este ministério seja manifestado por um comportamento digno de cristão no meio virtual ou através do anúncio direto do Evangelho.
Deus abençoe cada um que se dispõe a ser um formador de opinião.